Eduardo Vieira da Cunha
Ilustrador
Cidade em que nasceu: Porto Alegre, RS
Cidade onde mora: Porto Alegre, RS
Data de nascimento: 1956
Livros que ilustrou para a Projeto: Circo mágico – poemas circenses para gente pequena, média e grande, 2007 e Dever de casa, 2011.
Primeiro livro publicado/ano: Circo Mágico, pela Projeto, 2007
Site: www.eduardo.vieiradacunha.nom.br
E-mail: ecunha@cpovo.net
Como você trabalha/qual sua rotina?
Em meu trabalho de ilustrador, procuro interpretar, usando minha poética, geralmente a pintura, o texto do autor. O texto fica em um período de latência, onde vou rabiscando e imaginando as situações dos personagens. Depois eu passo esses esboços e desenhos para a pintura em acrilico sobre tela, pois esse é o meu meio de trabalho e de comunicação com as pessoas.
Trabalha em outra área além dos livros?
Sou pintor,e mantenho uma rotina de atelier, que é a de trabalhar algumas horas por dia na execução de determinadas pinturas. Vou guardando esse material, e quando julgo que tenho um trabalho suficiente para ser mostrado, realizo uma exposição individual.
Já ouvi muito dizerem que a pintura morreu, e que as imagens eletrônica, a fotografia, substituem, com mais eficácia, a velha pintura. Entretanto, ainda acredito no trabalho do pintor. Se a pintura acabar mesmo um dia, como estes profetas dizem, eu vou ter muitas guardadas em meu atelier. Por isso também sou uma espécie de colecionador.
Assim como ler um livro, a pintura e o desenho tem um tempo especial, que é o tempo da disponibilidade de estar diante de algo. As pessoas parecem ter muita pressa hoje em dia. Se você reparou bem, vivemos inundados de imagens por todos os lados. Bombardeados. A pintura, o desenho, requerem outro tempo de observação e de construção, nesse mundo te coisas tão imediatas.
Também su professor de arte no Instituto de Artes da UFRGS, onde tento passar essas ideias para meus alunos. Eles às vezes me entendem, às vezes não tem muito tempo para isso. É preciso ter paciência, como no trabalho de ilustração de um livro ou de confecção de uma pintura.
Como pintor, já realizei diversas exposições individuais, e sigo trabalhando em meu atelier em Porto Alegre.