Janaina Tokitaka
Ilustradora e escritora
Cidade em que nasceu: São Paulo, SP
Cidade onde mora: São Paulo, SP
Data de nascimento: 29/07/1986
Livros que ilustrou/escreveu para a Projeto: Lobo de estimação, 2009 e Monstrotaro, 2011
Primeiro livro publicado/ano: como ilustradora, Como Casar com André Martins, Ed. Girafa, 2009 e como autora e ilustradora, Tem um Monstro no meu Jardim, Ed. Escrita Fina, 2011
Facebook: https://www.facebook.com/janaina.tokitaka
Site: www.janainatokitaka.carbonmade.com
E-mail: janainatokitaka@uol.com.br
Como você trabalha/qual sua rotina?
Geralmente todos os meus livros nascem a partir de uma pequena ideia, uma espécie de semente de história que pode ter sido gerada pela observação de algo cotidiano ou da pesquisa de outros livros, filmes, fotografias ou pinturas. O Monstrotaro, por exemplo, nasceu de uma memória de infância, uma lenda japonesa contada pela minha avó. O que vem a seguir é a decisão sobre como contar esta história: em forma de verso? prosa? Com poucas ou muitas imagens? Com esta etapa decidida, parto para o trabalho braçal, errando muito e refazendo as cenas até o livro funcionar. Gosto de manter minha rotina bem constante: levanto cedo e sempre no mesmo horário e sigo um cronograma de trabalho até finalizar o projeto. Gosto muito de caminhar, também. Quando encontro uma passagem difícil ou o desenho não está saindo do jeito que eu gostaria, faço uma pausa e dou uma volta, me ajuda a pensar.
Trabalha em outra área além dos livros?
Sou professora, ministro cursos livres sobre ilustração em centros culturais e museus. Já ofereci cursos sobre a história do livro ilustrado, ilustração e conto de fada e oficinas práticas de ilustração. Gosto muito do diálogo com os alunos e de ter a chance de atualizar sempre meu repertório e discutir este tema tão interessante que é a imagem narrativa.