Beatriz_AbuchaimBeatriz Abuchaim
Escritora

Cidade em que nasceu: Porto Alegre, RS
Cidade onde mora: São Paulo, SP
Data de nascimento: 16/04/1975
Livros que escreveu/ilustrou para a Projeto: Habitantes de corpos estranhos, 2010
Primeiro livro publicado/ano: Habitantes de corpos estranhos, 2010
E-mail: biabuchaim@hotmail.com

Como você trabalha/qual sua rotina?
Minha rotina de escrita é influenciada pelo tempo que sobra das outras atividades profissionais. É como se fosse um tempo roubado entre um compromisso e outro. O lado bom disso é que esses minutos espremidos se tornam uma espécie de fuga do cotidiano e, por isso, são extremamente prazerosos. Tenho alguns hábitos para garantir que a minha escrita tenha fluidez:

1- Reservo um dia da semana para trabalhar em casa, quando consigo tirar algumas horas para a escrita. Também gosto de escrever aos domingos pela manhã: me sinto descansada e curto o silêncio da cidade, algo raro em São Paulo.

2- Carrego sempre um caderninho de notas na bolsa. As melhores ideias para escrever acontecem quando eu estou desprevenida, desencanada. Aí as anoto para trabalhar mais tarde. Às vezes vem uma cena na minha cabeça, uma frase, ou até um diálogo inteiro.

3- Escrevo sempre com a convicção de que vou revisar e reescrever. Isso me deixa mais livre e descompromissada para criar, para soltar as ideias no papel, como me ocorrem. Depois sei que terei o trabalho de lapidar, de buscar a palavra exata e de cortar. Parte da qualidade de um texto está depositada em sua capacidade sintética, ou seja, dizer muitas coisas empregando bem poucas palavras.

4- Leio. Leio muito. Todos os dias. Antes de dormir. Além de aprender técnicas e estilos com os grande autores e o que não se deve jamais fazer com os maus escritores, ler me faz sonhar. Imaginar a história do livro que estou lendo costuma disparar o meu processo criativo.

Trabalha em outra área além dos livros?
Sou psicóloga e trabalhei muito anos como psicoterapeuta quando morava em Porto Alegre. Mudei para São Paulo para cursar o doutorado na área da Educação na PUCSP.  Atualmente, trabalho na Fundação Carlos Chagas, realizando pesquisas científicas na área da educação infantil. Para mim esse trabalho é muito valioso, pois representa a possibilidade de buscar melhorias para a educação pública, em creches e pré-escolas, de bebês e crianças pequenas.

retornar para lista autores