Leo Cunha
Escritor
Cidade em que nasceu: Bocaiúva, MG
Cidade onde mora: Belo Horizonte, MG
Data de nascimento: 05/06/1966
Livro que escreveu para a Projeto: Piolho na Rapunzel e outros bichos em versos, 2013
Primeiro livro publicado/ano: Pela estrada afora, Atual Editora, 1993
Site: http://leocunha.jex.com.br
E-mail: leocunha2@globo.com
Facebook: www.facebook.com/LeoCunhaBH
Como você trabalha/qual sua rotina?
Meu trabalho de criação é bem variado. Muitos livros nascem a partir da observação (de pessoas, de acontecimentos cotidianos), outros nascem insirados em poemas ou histórias já existentes, ou ainda no noticiário). E muitos poemas e histórias nascem da pura brincadeira com as palavras. Em todos os casos, tenho o hábito de reescrever muitas vezes até ficar satisfeito com o ritmo, a sonoridade, a expressividade do texto.
Trabalha em outra área além dos livros?
Sou professor universitário desde 1997, no curso de jornalismo do UniBH e em alguns cursos de pós-graduação. Minhas disciplinas são “Jornalismo Cultural” e “Fundamentos de Cinema”. O cinema é uma das minhas paixões e foi a área em que fiz meu doutorado. Eu me dedico às aulas de segunda a quarta-feira ao meio-dia.
No restante da semana me dedico aos livros: escrevendo, traduzindo, participando de eventos literários, visitando escolas, conversando com leitores, amigos e colegas pelo Facebook, email etc.
E, claro, não deixo de lado a família. Sou casado desde 1996 com a Valéria e tenho dois filhos: a Sofia (nascida em 2000) e o Dedé (nascido em 2008). Gosto muito de brincar com eles, ler, cantar e assistir futebol (eu e Dedé somos cruzeirenses, a Sofia é cruzeirense fanática!)