Ludmila Zeman
Escritora e ilustradora
Cidade em que nasceu: Praga, República Tcheca
Cidade onde mora: Montreal, Canadá
Data de nascimento: 23/04/1947
Livros que escreveu e ilustrou para a Projeto: O Rei Gilgamesh, 1996; A vingança de Ishtar, 1996; A última busca de Gilgamesh, 1996; Simbad – Uma história das mil e uma noites, 2000; Simbad na terra dos gigantes, 2008; O segredo de Simbad, 2008
Primeiro livro publicado/ano:
Gilgamesh the King, 1982
Site: www.ludmilazeman.com
E-mail: ludmila.zeman@sympatico.ca
Como você trabalha/qual sua rotina?
A maioria dos meus livros (Gilgamesh e Simbad) reconta narrativas que são parte da História, da Literatura. Eu reconto essas histórias visualmente através de ilustrações como eu faria num filme. Antes de começar a trabalhar no livro, eu passo uma grande parte do tempo pesquisando artefatos em museus e lendo muitos livros. Meu objetivo é retratar acurada e autenticamente o período no qual a história se passa. Quando eu encerro a pesquisa, eu inicio o trabalho de criação do texto, fazendo um storyboard parecido com o de um filme de animação. Então eu utilizo o storyboard para trabalhar cada ilustração e adiciono texto somente quando necessário para tornar a história compreensível.
Trabalha em outra área além dos livros?
Sim. Minha experiência e habilidade é basicamente em cinema de animação. Em 2012, eu trabalhei na organização de conteúdo do Museu Karel Zeman, em Praga. Eu também supervisiono a digitalização e a limpeza dos filmes do meu pai. É um processo criativo, porque cada “frame” dos filmes dele é uma peça de arte, combinação de recortes (cut-outs), bonecos (puppets), atores e o tom da cor que precisa ser bem equilibrada. Atualmente, trabalho com minha filha Linda num tipo diferente de livro – A Vida e a Obra de Karel Zeman. Esse livro é também basicamente visual, mas contém muitas fotografias e materiais documentais. Também estou trabalhando num filme documentário sobre o meu pai.