Ana Cristina Motta – professora da rede municipal de Porto Alegre –
O projeto Lembranças de Criança: Memória Literária está sendo desenvolvido pela professora referência da turma A31, do terceiro ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Professora Ana Íris do Amaral de Porto Alegre, no decorrer do ano letivo de 2015.
No terceiro ano atendem-se crianças entre 8 e 9 anos de idade. O trabalho pedagógico desenvolvido busca a efetivação e sistematização do processo de alfabetização. Para isso, tem o desafio de formar crianças leitoras e produtoras de textos, ou seja, a escola deve promover situações em que a leitura e a escrita sejam estimuladas, em seus diferentes contextos e funções sociais. Aprender, compreender e dominar os processos de leituras e escritas é necessário para que os educandos possam interagir de forma mais qualificada e autônoma em nossa sociedade letrada. Muitas crianças iniciam o terceiro ano em processo de alfabetização, ou seja, sem dominar completamente o processo da leitura e da escrita.
Vivemos em uma sociedade letrada, em que há recursos de leituras e escritas por todos os ambientes e espaços sociais. A criança, antes de ingressar na escola, já agiu e interagiu com situações e recursos de leituras e escritas diversas vezes. Já ouviu histórias, já foi leitor ou já produziu histórias, mesmo que oralmente. E em algum momento vivenciou alguma história que deixou marcas ou lembranças. Seja pela sua narrativa, pelo seu valor emocional, pelo texto ou pelo vínculo com o contador ou mediador de leitura.
Este projeto tem como um dos objetivos estimular a leitura e formar leitores rememorando essa história, ou histórias que constituem essa memória literária. Busca estimular essa mediação de leitura com os colegas e a professora, bem como promover outras vivências, partindo do contexto literário abordado. A proposta será promover a criança como mediadora de leitura, pois ela compartilhará com a turma e a professora a sua memória literária. No desenvolvimento do projeto, cada criança selecionará um livro, uma história que a marcou em algum momento de sua vida, e preparará a apresentação dessa leitura para a turma.
O projeto foi iniciado em março, através de uma roda de conversa sobre o que é a palavra Lembrança e o que ela significa para cada criança. Buscou-se ressignificar e contextualizar as palavras Lembrança e Memória. As definições foram registradas em um cartaz. Esse trabalho foi uma preparação para a contação do livro O Pintor de Lembranças da Editora Projeto.
No decorrer da semana, diariamente fazíamos uma Roda das Lembranças, em que as crianças traziam objetos, fotos, brinquedos sobre alguma lembrança significativa. Cada objeto, ou cada lembrança, era apresentado para a turma. Fotos de familiares falecidos, brinquedos, roupinhas de quando eram bebês, livros etc. Fomos coletivamente definindo e reconstruindo o que o sentimento de lembrança possa significar. Concluímos que lembrança é algo ou alguma coisa que deixou marcas, e que, em algumas vezes, são sentimentos bons e, em outras, não, mas que fazem parte das nossas histórias de vida.
Após esse trabalho prévio, a professora organizou uma contação com o livro O Pintor de Lembranças. Partindo dessa leitura, foi proposto um trabalho em grupo no qual poderiam construir novas ilustrações sobre o livro contado.
Na sequência do trabalho, as crianças puderam eleger suas lembranças para pintar, assim como no livro contado, em que o personagem Gabriel pinta as melhores lembranças das pessoas. As pinturas foram realizadas de forma livre e espontânea. Cada criança elegeu sua melhor lembrança e a pintou, com tinta têmpera, em uma folha de ofício. Os trabalhos ficaram bem diversificados, como, por exemplo, o cachorrinho que morreu, a primeira vez que se viu uma cachoeira, uma lagarta que se transformou em borboleta, uma festa de aniversário, ou um passeio. Todas as pinturas foram apresentadas para a turma.
Depois da etapa das pinturas pronta, conversamos novamente sobre as mais diversas formas de registrarmos e termos Lembranças. Constatamos também que existe uma lembrança literária, ou memória literária. Que, em algum momento de nossas vidas, um livro deixou suas marcas. Então, a professora desafiou a turma para compartilhar esses livros ou histórias das nossas memórias literária.
Foi pensado e construído um objeto que pudesse fazer a transição do espaço escola-casa-escola, já que as crianças deveriam trazer para a escola o seu livro ou a sua memória literária. Esse objeto foi uma sacola, que foi batizada de Sacola Literária.
Então, essa sacola foi confeccionada e decorada por todas as crianças da turma envolvida. Ela tem como missão ir para a casa da criança e voltar para a escola com o seu livro predileto, ou seja, com a sua lembrança literária. Junto com a sacola vai um bilhete para casa, com as informações sobre o projeto e solicitando auxílio aos familiares. Combinamos que, uma vez por semana, uma criança seria sorteada e levaria a sacola para casa e a traria de volta para a escola com o livro que representaria a sua memória literária.
Toda a semana temos uma nova leitura, ou seja, uma criança que traz o seu livro “predileto” para contar para a turma. Ao longo do ano, serão mais de 26 contadores.
Para esse momento ficar mais especial e dar um suporte emocional para as crianças contadoras, foi pensado que pudessem usar uma capa. Essa capa teria poderes especiais: os “poderes” do Era Uma Vez. Assim se sentiriam mais seguros, pois teriam “poderes”.
Para a estreia do projeto Memória Literária, convidamos a coordenadora pedagógica da escola.
Ela escolheu o livro: Suriléia, a mãe monstrinha. Esse livro foi escolhido porque era o favorito de suas filhas quando pequenas. É a sua Lembrança Literária. Após contar o porquê da escolha, realizou a mediação da leitura usando a capa com os poderes. Depois desse momento, foi sorteada a primeira criança que daria segmento ao projeto.
Combinamos que em todas as terças-feiras seria dia de contação e apresentação das Memórias Literárias.
E assim tem sido desde março, uma vez por semana uma criança apresenta para a turma a sua memória literária. Já interagimos com diferentes gêneros textuais: lendas, contos de fadas, narrativas, textos informativos…
Viajamos através da leitura! Em uma semana estamos no espaço com a Criatura do Planeta Caiqueria e na outra semana na Idade Média com a Rei Artur e a sua Excalibur.
Partindo das leituras das crianças, apresento diferentes versões para os clássicos. Conhecemos diferentes versões para os Três Porquinhos, Cinderela e entre outros.
O projeto ainda está em andamento. Mas com ele aprendemos a interagir com a leitura de diferentes maneiras e como disse uma criança em uma das aulas: “Ler abre portais mágicos!”
Observo que com a trajetória desse projeto as crianças estão mais envolvidas e motivadas com o mundo da leitura.
O projeto virará Lembrança! Mas espero que o prazer pela leitura possa acompanhar a vida desses educandos para sempre!
Pintando a lembrança da cachorrinha que morreu
Pintando a lembrança: A primeira vez que viu uma cachoeira